Sistema de Numeração Egípcio

O Rio Nilo mantinha a vida do africanos e asiáticos que viviam às margens de suas águas. Ele banhavam as plantações, limpavam as pessoas em seus banhos cotidianos e estava na comida e matava a sede de todos. A civilização egípcia construiu as inacreditáveis pirâmides, ergueu outros incríveis monumentos. Mas como este povo conseguiu atingir a perfeição em suas edificações?

Os arquitetos da época usaram os números para calcular o tamanho da obra, a quantia de pessoas que trabalhariam nela e o quanto material seria necessário. Mas que tipo de sistema de numeração eles adotaram? Os escribas eram os responsáveis pelos hieróglifos que representavam os números egípcios. Eram desenhos. Sete figuras que tinham um sentido.A partir destas sete se formavam todas as outras.

sis egipcio.png
 
 
 
 
 
 
 
 
Se alguém desejasse escrever o número dois, era preciso desenhar duas barrinhas que representavam o número 1. Se eles quisessem escrever cento e dez, era preciso desenhar o símbolo do cem e o do dez, lado a lado. Um sistema basicamente somatório de números inteiros. Que funcionava!

 

 

 


 


 



Site desenvolvido por KERDNA Produção Editorial LTDA