sistema maiaO Calendário maia é considerado um dos mais precisos. Estes povos, ao contrário de muitos outros, não mediam o tempo pelas fases da lua. Isso porque, eles acreditavam em vários deuses, e para eles a lua era um deus covarde.

Politeístas, os maias então mediam um mês por meio da quantidade de dedos das mãos e dos pés. Logo, cada mês tinha vinte dias, o que nos leva a concluir que, oras, os maias contavam!

A afirmação foi comprovada com escritos numéricos encontrados. Os números não auxiliavam só na astronomia. Para os maias, os números era fundamentais para a cobrança de impostos das tribos dependentes.

Estes pre-colombianos, então, desenvolveram duas formas de representar números. O primeiro ”alfabeto numérico” era representado por desenhos de cabeças. Mas era muito complexo desenhar formas tão parecidas e detalhadas, daí então, surgiram os pontinhos, barras e a concha.

A concha representava o zero, as barras o número 5 e os pontinhos, a unidade. Fica bem fácil entender. Vejamos o número 12. Duas barras sobrepostas são dois cincos. 5+5= 10. Os pontinhos são dois, logo: 10+2= 12.